NOTCIA

05/02/2021 |

Cai o nmero de pessoas infectadas com HIV em Ourinhos

Compartilhe esta notcia

Dados da Vigilância em Saúde de Ourinhos mostram que o número de casos notificados de infecção por HIV caíram drasticamente no último biênio (2019-2020), com 55 diagnósticos confirmados. Entre 2017 e 2018 foram registrados 119 casos, uma diferença de 53,7%. Também foram registradas quedas de 25% nos diagnósticos de hepatites virais, -73,1% de sífilis adquirida e -50% de sífilis congênita.

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, atua durante todo o ano com campanhas de distribuição de preservativos e de conscientização para que a população se proteja e faça os testes disponíveis gratuitamente na rede pública, oferecendo também o tratamento completo para os infectados. Em 2020, somente durante a campanha “Dezembro Vermelho”, foram realizados 353 testes de HIV e sífilis.

ACOMPANHAMENTO COMPLETO - Toda pessoa atendida no CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento) é acolhida e aconselhada por uma enfermeira antes e depois da realização do teste, com orientações para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Os pacientes que testam positivo para HIV, Hepatite B e C são encaminhados para o serviço especializado SADI (Serviço de Atendimento em Doenças Infecciosas), localizado no Postão Central, onde outros exames laboratoriais são feitos para confirmação do diagnóstico. Já os casos de sífilis são tratados na unidade de saúde mais próxima da residência da pessoa.

 

PREVENÇÃO DEVE CONTINUAR - Os números mais baixos não são motivos para baixar a guarda. O Ministério da Saúde indica o uso de preservativos nas relações sexuais de qualquer tipo, evitar o compartilhamento de seringas e o acompanhamento pré-natal das gestantes para evitar transmissão congênitas das ISTs (Infecções Sexuais Transmissíveis).

 

COMO TESTAR - Os testes para as infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C são realizados gratuitamente durante todo o ano nas unidades básicas de saúde e no CTA/COAS. Não é preciso agendar horário de atendimento, que é rápido e sigiloso. Basta se dirigir até a unidade, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h na Rua Dom José Marello, 385, Vila Mano.

OURINHOS NOTÍCIAS É COMPLETO, POR ISSO É LÍDER EM AUDIÊNCIA!!!!

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br

Comente esta notcia
Deixe seu comentrio abaixo:

termos de uso

COMENTRIOS

MAIS LIDAS

MAIS NOTCIAS

    PUBLICIDADE