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25/11/2020 |

Comrcio de Ourinhos mira Black Friday; confira dicas de especialista

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Aumentar as vendas na Black Friday e criar ações não são apenas para as grandes lojas, a consultora em marketing digital e negócios Ellen Moraes mostra maneiras simples e baratas para microempresários ourinhenses aproveitarem uma das melhores datas para o comércio

Ainda dá tempo de se promover e faturar com a Black Friday, mesmo os microempresários que não dominam o mundo digital. As redes sociais são o meio mais utilizado por estes empreendedores, no entanto, a falta de familiaridade pode deixar as oportunidades passarem. Diante disso, a consultora em empreendedorismo e marketing digital, Ellen Moraes, dá dica para usar as redes sociais nesta Black Friday não só para vender, mas também para criar mais clientes. “Muitos me procuram imaginando que é necessário fazer algo caro e mirabolante, mas as dicas são simples, basta dedicar um tempo a isso”, explica a especialista. Confira o passo a passo:

IMAGEM É TUDO - Não importa se você trabalha com roupas, plantas ou alimentos, a imagem nas redes sociais fala muito. “É ela que vai chamar a atenção e fazer as pessoas pararem e lerem seu post ou anúncio, bem como pode ser o elemento que afasta o público”. Escolha um local iluminado, crie um belo cenário e faça foco. Imagens desfocadas, escuras e em locais sujos ou bagunçadas depreciam o produto. Se você vende roupas e não quer ser fotografada (o) compre um manequim para expor as peças. Se você oferece serviços, tire fotos do antes e do depois para mostrar os resultados. “Não precisa ser profissional nem ter o melhor smartphone ou câmera, basta dedicar um tempo para as fotos, bata várias, vá tentando até conseguir a ideal”.

ERROS DE PORTUGUÊS JAMAIS ! - Escrever errado com certeza causa uma imagem ruim. É claro que nem todos dominam os meandros e detalhes da língua portuguesa, mas há formas bem simples de esclarecer dúvidas. Vá ao Google e digite as palavras que mais geram insegurança, ao final, copie e cole o que você escreveu no word ou no próprio Google, estas ferramentas oferecem sugestões de correções ortográficas. Se tiver alguém de confiança ao lado, esclareça dúvidas. O importante é escrever certinho! “Pode parecer bobo, mas todos os detalhes contam na hora de passar uma boa imagem e segurança aos clientes”, afirma Ellen Moraes.

PROCURE INFLUENCERS - Influencer é todo aquele que nas redes sociais acumula seguidores e é capaz de influenciar gostos e opiniões. Claro que há os que já alcançaram status de celebridade, mas há vários outros por aí que você não conhece. Se você não tem muitos seguidores em suas páginas para divulgar seus produtos, experimente procurar influenciadores próximos. Pode ser o seu sobrinho, a filha da sua melhor amiga, com certeza você conhece alguém que é super ativo no mundo virtual e tem vários seguidores. Procure a pessoa e peça para ele ou ela divulgar em suas páginas o que você faz. Em troca, ofereça seu produto ou serviço. Se fizer doces, por exemplo, presenteie a pessoa com uma bela caixa dos seus melhores doces e peça para que o influencer coma em frente às câmeras e faça fotos.Se for uma pessoa próxima e até íntima, não há motivo para negar! “Esta é uma forma de atingir novos públicos”, explica Ellen.

ABRA MÃO DO LUCRO POR UM MOMENTO - Sabemos que esta parte pode soar bastante dolorosa, mas às vezes vale a pena. É aquele ditado sobre dar um passo para trás para, depois, conseguir dar dois passos à frente. Faça promoções irresistíveis, dê descontos para quem pagar à vista e mande brindes para os clientes. Voltando ao exemplo dos doces, pode mandar umas amostras dos outros sabores junto com as encomendas feitas. Se você faz roupas, ofereça um ótimo desconto na segunda peça ou, se possível, faça um compre 1 leve 2. “Estas são formas de agraciar e cativar os clientes e conquistar novos”, afirma a consultora. Outro caminho são os sorteios nas páginas das redes sociais. Ofereça um ótimo produto ou serviço que realmente chame a atenção e imponha regras aos participantes, como compartilhamentos, curtidas e marca amigos. “Isso com certeza traz novos clientes e permite uma projeção orgânica da sua página, mas ofereça algo que realmente chame a atenção”, afirma Ellen. Vamos vender?

Fonte: Theresa Klein - Tklein Comunicao - Assessoria de Imprensa

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