NOTCIA

04/10/2019 |

Caravana da Incluso ressalta pioneirismo e destaque de Ourinhos em polticas pblicas inclusivas e de acessibilidade

Compartilhe esta notcia

Pioneirismo em políticas públicas inclusivas e de acessibilidade, sendo referência entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, credenciou o município de Ourinhos a inaugurar a 1ª Caravana da Inclusão, programa do Governo do Estado que vai percorrer os municípios para divulgar projetos em benefício das pessoas com deficiência.

O evento ocorreu na manhã de quarta-feira (2), no recinto da Fapi, e reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre agentes públicos e representantes de entidades assistenciais de toda a região, incluindo integrantes da equipe de gestão do Governador João Dória.

A abertura da cerimônia foi da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Em seu discurso ela enfatizou as ações de inclusão e acessibilidade promovidas pela Prefeitura de Ourinhos em diversos setores, desde o esporte, até a assistência social, passando pela educação, saúde, infraestrutura urbana e geração de empregos. Segundo Célia, os prefeitos de cidades da região deveriam se espelhar nos programas desenvolvidos em Ourinhos.
“Ourinhos foi escolhida para iniciar a Caravana da Inclusão porque é exemplo de município inclusivo. Foi escolhido pela pujança da cidade e pelo Prefeito sério, jovem, dinâmico e aguerrido. Lucas Pocay comanda a cidade com ações, não só com palavras. E ações marcam muito”, diz Célia Leão.

Lucas retribuiu os elogios, lembrando que é admirador de Célia e de sua luta pela inclusão desde a época em que seu pai, Claury Alves da Silva foi Deputado Estadual junto com Célia Leão.

“Meu pai sempre comentou da bandeira que Célia levantava sobre a inclusão e acessibilidade, do direito das pessoas com deficiência poderem se sentir parte da cidade onde vivem. Em Ourinhos, buscamos incrementar e criar ações e políticas públicas para trazer essa inclusão de maneira mais ampla, unindo todas as Secretarias e fazendo com que a população pense um pouco mais nesse novo mundo. Vivemos com facilidade de acesso a informações, mas ao mesmo tempo, é muito fácil apontar o dedo e fomentar discursos de ódio, mas não é o que queremos para o futuro, e sim amor, respeito entre as pessoas e a inclusão de todas as formas para que tenhamos uma sociedade mais justa, acolhedora e com mais qualidade.”

A mesa de autoridades da caravana da Inclusão também foi composta pelo Ex-Prefeito e Ex-Deputado Claury; pela Primeira Dama Clara Pocay; o Presidente da Câmara Alexandre Enfermeiro; Presidente da Uvesp, Sebastião Misiara; Secretária Executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Lúcia Costa; Subsecretário de Relacionamento com Municípios, Ricardo Pinheiro Santana; a Diretora da Apae Ourinhos, Vera Lúcia Ferreira de Lima; e a Presidente da AADF Ourinhos, Luciléia da Luz Brizola.
Patrícia Miranda, Diretora Escolar da Apae Ourinhos, diz que a associação levou 150 pessoas entre profissionais e alunos. Ela falou sobre a importância do evento.

“Os alunos se sentem incluídos na sociedade e os professores conseguem fazer com que o trabalho que fazem o ano todo tenha resultado. É a melhor forma de inseri-los na sociedade, aproveitar os momentos em que todos estão reunidos para colocar nossos alunos fazendo parte.”

Rafael Reis, representante da Associação de Amigos de Surdos da Região de Ourinhos, acompanhado pelo intérprete de Libras Cleverson Rogério dos Santos, elogiou as políticas de inclusão da administração municipal.

“As ações promovidas pela prefeitura para a acessibilidade e inclusão são fundamentais, inclusive para a promoção de nossos eventos e concretização de nossa associação. Lucas apoia e demonstra interesse. Temos vínculo muito forte com a Prefeitura nesse sentido e agora estamos desenvolvendo ações mais concretas como o evento de hoje, por exemplo, ao qual fomos convidados a participar.”

Lucileia Brizola, presidente da AADF, salientou o reconhecimento de Ourinhos como cidade inclusiva.

“Uma grande honra estarmos recebendo a primeira Caravana da Inclusão. Maior orgulho ainda por saber que Ourinhos foi escolhida pelas políticas de acessibilidade em diversos setores da sociedade.”

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br

Comente esta notcia
Deixe seu comentrio abaixo:

termos de uso

COMENTRIOS

PUBLICIDADE