NOTCIA

31/08/2019 |

Sade registra caso de raiva em Ourinhos; equipe far bloqueio para vacinao hoje (31) na Vila Soares

Compartilhe esta notcia

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, identificou sexta-feira (30) o primeiro caso de raiva, confirmado pelo Instituo Pasteur, em uma gata na Vila Soares. Por conta disso, a equipe da vigilância epidemiológica fará hoje (31), a partir das 8h, um bloqueio de vacinação em um raio de 500 metros no entorno da residência onde foi detectada a doença.

A chefe do setor de vigilância epidemiológica, Célia Exposto, explica que o objetivo é fazer visitação casa a casa para identificar a presença de animais de estimação e aplicar a dose da vacina antirrábica.

“O caso registrado foi na rua Ângelo Barone, devido a isso, traçamos um raio de 500 metros no entorno dessa casa para garantir que os outros animais não contraíam a doença.”, afirma.

Ela destaca que a população deve colaborar recebendo os agentes da equipe e respondendo as perguntas para identificar possíveis novos casos da doença. 

         CAMPANHA ANTIRRÁBICA

         A Campanha Antirrábica, que oferta doses de vacina para cães e gatos deve ocorrer este ano no mês de setembro, porém a data ainda não foi divulgada. As vacinas são fornecidas pelo Governo do Estado. Como ocorre tradicionalmente todos os anos, as doses deverão ser aplicadas nos postos de vacinação distribuídas nas áreas urbanas e rurais. A expectativa é vacinar 90% da população animal com mais de três meses. Ourinhos possui cerca de 15 mil cães e gatos.

         A Secretaria de Saúde orienta os donos de animais de estimação a levá-los ao veterinário ao primeiro sinal de comportamento diferente do habitual. A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos. A raiva também pode ser transmitida de animais para humanos e pode ser fatal.

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br

Comente esta notcia
Deixe seu comentrio abaixo:

termos de uso

COMENTRIOS

PUBLICIDADE