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03/12/2018 |

Estudo mostra que 70% reprovam o atendimento do comrcio de Ourinhos

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Pesquisa feita por alunos da ETEC de Ourinhos revela que cerca de 70% dos consumidores reprovam o atendimento no comércio ourinhense. Comerciantes ouvidos pelo OURINHOS NOTÍCIAS sobre o assunto revelam que a falta de apoio da ACE (Associação Comercial de Ourinhos) dificulta ainda mais a situação.

As alunas do curso técnico em Recursos Humanos da ETEC, Débora Data Rodrigues e Iris Cardoso da Silva, desenvolveram na matéria de Trabalho de Conclusão de Curso, da professora Juliana Cubas, um estudo sobre o “Impacto da motivação no setor de atendimento do comércio de Ourinhos/SP”. As alunas em consenso com a professora, resolveram divulgar seus resultados para toda comunidade de Ourinhos e região, e assim poder colaborar com o aumento das vendas do comércio da cidade.

A pesquisa aponta que a falta de motivação dos funcionários é um dos principais fatores que levam a um atendimento de baixa qualidade aos consumidores.

Comerciantes entrevistados por nossa reportagem reconhecem o erro, mas apontam também a falta de apoio da Associação Comercial de Ourinhos.

A Associação só sabe cobrar não dão nada em troca. Deveriam trazer cursos para os comerciantes e colaboradores, realizar promoções envolvendo todo o comércio, mas não fazem nada. Essa Associação Comercial é pura politicagem barata, não dão a mínima para os comerciantes”, destaca a dona de uma loja de calçados.

Nossa reportagem procurou Robsom Martuchi representante da entidade para falar sobre esse grave problema que tem afastado os consumidores do comércio, mas ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.

QUESTIONÁRIO APLICADO.

 

A pesquisa por elas desenvolvida foi através de formulário online, no período de setembro a outubro deste ano, onde os entrevistados responderam as seguintes questões:

 

1) Você gosta do atendimento das lojas do comércio de Ourinhos?

Respostas: 37,5% talvez, 33,8% não e outros 28,7% que sim.

O atendimento nas lojas do Ourinhos não tem sido um dos melhores; com a falta de motivação o cliente está saindo prejudicado.

 

2) O atendimento deixa a desejar?

Respostas: 67,5% concordam que sim, 23,8% talvez e outros 8,8% não. Com isso perceberam que a maioria não está satisfeita com o atendimento que tem recebido.

 

3) Você acredita que a falta de motivação do funcionário influencia no atendimento?

Respostas: 91,3% acreditam que sim, 7,5% acreditam que não e os outros 1,2% talvez.

Perceberam que funcionário desmotivado resulta em mal atendimento.

 

4) Na maioria das vezes você é atendido como gostaria?

Respostas: 70% disse que não, 28,7% sim e outros 1,3% disseram que nunca são atendidos como gostariam.

As alunas entenderam que a maioria dos clientes só procura uma loja física em último caso ou por necessidade do produto.

 

5) O que falta para um bom atendimento?

Respostas: A maioria acredita que falta conhecimento sobre o produto que está sendo vendido ou procurado, mesmo que não tenha o produtor oferecer outro de qualidade e que talvez substitua o que o cliente estava atrás, atenção com o cliente e no que ele pede, educação, qualificação, simpatia, interesse.

 

6) O que motiva um atendente na sua opinião?

Respostas: A maioria respondeu salário digno, comissão, reconhecimento, treinamento, promoções, elogio, incentivo, bom ambiente de trabalho, crescimento na empresa.

Nota-se nessa resposta, que a motivação monetária nem sempre é o mais importante, pois elogios, reconhecimentos, são fundamentais para gerar motivação aos funcionários.

 

7) O que leva você a comprar seus produtos pela internet?

Respostas: A maioria afirma que é por causa da comodidade, preços mais em conta e pela falta de bom atendimento ou conhecimento do vendedor sobre o produto.

 

8) Motivação seria a solução para possíveis melhorias?

Respostas: Segundo a pesquisa, motivar os funcionários fazendo investimento neles já seria um começo, reconhecer o trabalho que ele faz faria diferença também na hora de atender os clientes.

 

9) Você acredita que os funcionários estão devidamente treinados para a área de atendimento?

Respostas: Na opinião dos nossos entrevistados 62,5% disseram não, 33,8% talvez e 3,8% sim.

Com isso perceberam que existem muitas melhorias há se fazer no atendimento das lojas de Ourinhos, pois tem muito cliente insatisfeito.

 

10) Qual o grau de satisfação com o atendimento do comércio de Ourinhos?

Respostas: 53,8% acham médio; bom e ruim ficou entre 20% seguido dos 6,3% que sinalizaram como péssimo.

Com essa pesquisa puderam analisar que o atendimento no comércio de Ourinhos não está entre os melhores. Se os atendentes passassem por algum treinamento e tivessem empatia, o cliente sairia um pouco satisfeito mesmo não encontrando seu produto, pois o atendimento foi bom e recebeu atenção do funcionário que estava qualificado e disposto.

 OURINHOSNOTICIAS É COMPLETO, POR ISSO É LÍDER EM AUDIÊNCIA!!!

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br

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