ARTIGO

27/12/2013

A retirada da ferrovia da rea urbana

Compartilhe este artigo

O Relatório de Competitividade Global, do Fórum Econômico Mundial, em edições mais recentes, vem apresentando queda constante na percepção da qualidade dos sistemas de infraestrutura de transportes brasileiros. Na edição de setembro último, o país está colocado na posição de número 103, dentre 148 países pesquisados, com referência à qualidade da infraestrutura ferroviária. A realidade não é muito diferente para os outros setores. Para os setores de transportes rodoviário, aéreo e portuário, as posições são, respectivamente, 120ª, 123ª e 131ª. A situação da ferrovia é somente “menos ruim” do que a dos demais serviços de transportes no país.

Extremamente defasado nos dias atuais, o sistema ferroviário nacional já foi um importante meio de propulsão da economia brasileira. No entanto, como afirmou a Presidente Dilma Rousseff, “o Brasil ficou muito tempo sem investir em ferrovias” e “estamos dois séculos atrasados” neste setor.

Não há dúvidas de que o país terá de retomar os investimentos em ferrovias, pois não há outra solução para o transporte de cargas para longa e média distâncias. Porém, o modelo do passado, que de forma passional é defendido por saudosistas, não é mais viável. Novos sistemas, modernos, eficientes, racionais, seguros e de qualidade precisarão ser construídos, para atender à demanda dos modernos sistemas logísticos. Isto implica em não interferir e ser influenciado pelo meio urbano.

A precariedade das malhas que permeiam as cidades impõem velocidades de 50 km/h em trechos normais e de 25 km/h em cruzamentos em nível. Ainda assim, tem-se registrado muitos acidentes que resultam em perda de cargas e interdição da via por longas horas, além de perdas humanas inaceitáveis. O recente acidente de São José do Rio Preto, com a morte de oito moradores, que no conforto de suas casas tiveram suas vidas tragicamente ceifadas, é exemplo dos mais graves. O tráfego de composições na região metropolitana de São Paulo, passando a uma distância de até um metro distante das precárias moradias, além de crianças brincando nos trilhos, mais parece cenário dos mais pobres países africanos.

Urge que os trilhos das ferrovias de trajetos não urbanos sejam removidos para fora do perímetro das cidades. Isto não significa que o patrimônio arquitetônico não seja devidamente preservado, como parte da memória ferroviária, tão comum em muitas cidades, principalmente, do estado de São Paulo. Tão pouco que transportes urbanos sobre trilhos não sejam implantados em cidades de grande e médio portes.

Espera-se que os estudos realizados pela ALL (América Latina Logística) e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com o apoio da prefeitura, para a remoção dos trilhos, se concretizem efetivamente. Isto trará benefícios enormes para a cidade, que poderá ter o degradado espaço ferroviário revitalizado para o uso social, além de poder-se utilizá-lo para a implantação de modernos sistemas de transportes de maior capacidade, inclusive margeados por um parque linear, para atender às necessidades de lazer da população.

Archimedes A. Raia Jr. - É engenheiro, doutor em Engenharia de Transportes, professor da UFSCar em Transportes e Logística, e diretor de Engenharia da Assenag. 

OURINHOSNOTICIAS É COMPLETO, POR ISSO É LÍDER EM AUDIÊNCIA

Autor: Archimedes A. Raia Jr.

Comente esta notcia
Deixe seu comentrio abaixo:

termos de uso

COMENTRIOS

  • 27/12/2013maria

    ja comeo essa putaria de novo...so pra desviar dinheiro publico....se eh pra tirar pke construram passarelas pra a travessa das mesmas com as do correio e do jardim santa felicidade????

  • 28/12/2013Edivaldo

    No vejo o porque de tirar as linhas do trem, eu s vejo um ou dois trens passando nas linhas? Agora vem falar que o transito de ourinhos fica prejudicado por causa do trem isso mentira, o trem no passa na rua 9 de julho, na Paran, na So Paulo, na Antonio Carlos Mori e nem na Praa Melo Peixoto, voc vai no centro durante o dia sem o trem passando fica um congestionamento enorme. eu sou contra tirar a linha frrea. Deveria voltar o Fepaso para levar o povo para So Paulo ou Presidente Epitcio.

  • 28/12/2013povo

    J disse e repito, construir pontilhes nas passagens de nvel e s retirar o patio de manobras do centro, haja visto que a cidade vai crescer onde a via frrea for fica muito mais barato e resolve.obs:mas gastar menos no vivel.

  • 29/12/2013paulo msergio

    EM VEIS DE TIRAR O TREM DO CENTRO DEVERIA ERA TIRAR O TERMINAL CIRCULAR .UNS MOTORISTA QUE NO RESPEITA A FAIXA DE SEGURANA EM FRENTE A DROGASIL E NO RESPEITA O CRUZAMENTO E NEM RUAS PREFERENCIAL .E ORGANIZAR CERTA RUAS COMO JACINTO S COM ANTONIO PRADO ARRUMADO A SINALIZAO E DIREO DO FLUXO DO TRANSITO COLOCANDO PROIBIO AO VIRAR NOS SINALEIRO.EETC,...

  • 30/12/2013Edson Dognani

    Parece que o policial est autuando o maquinista, kkkkkkkkkkkkk!

  • 31/12/2013Eduardo

    Sempre o mesmo papinho em poca de eleies. Passou; acabou. Desde a primeira vitria do atual partido nas eleies. E h candidatos da regio que pensam que levam votos por isso. Inteis.

  • 31/12/2013tiago

    concordo com Paulo sergio, essa circular no tem respeito nenhum pelo transito, cortam a frente de outros carros e motos, motoristas despreparados,e ainda reclamam da ferrovia que a nica coisa que faz trazer combustvel e alimento pra essa cambada que reclama, lembrando que ourinhos s surgiu depois que implantaram a linha frrea onde a cidade comeou a se desenvolver, povo sem cultura

  • 02/01/2014joaquim

    No concordo em tirar a linha frrea da cidade no. Existem outros meios de resolver o problema, se que ele existe mesmo. Os intelectuais agora querem o trem fora do centro. E daqui a alguns anos, quando o progresso chegar prximo a linha de novo? muda de novo? - Ser que viadutos no so mais baratos? - E as pessoas que morrem nas rodovias brasileiras que matam mais que qualquer guerra do mundo? Vamos acabar com elas tambm? Vamos voltar a andar a cavalo, a ningum mais morre. Seria muito mais facil adequar a cidade ao trem, e no ao contrrio. Mas as autoridades so os "intelectos" ns povo que somos burros. Por mim o trem fica. Que deem outro jeito. Afinal quantas pessoas morreram em 2013 vitimas de trem em Ourinhos? E quantas morreram vitimas do trnsito onde os trens no estavam envolvidos? è s fazer as contas, ora bolas. Ah! vamos para de fabricar motocicletas tambm, afinal elas matam...

  • 02/01/2014Carlos

    Sou a favor de retirar os trilhos do trem da regio central. Isso s trar benefcios para a cidade, ir valorizar o centro comercial, impulsionar o desenvolvimento urbano e revitalizar a parte central da cidade que est prximo aos trilhos; principalmente ir revitalizar o comrcio abaixo da linha, que desprezado por grande parte dos clientes, por ter diversos prdios comerciais antigos, com aspectos ultrapassados. Reparem, que abaixo da linha quase ninguem investe em remodelao, reforma, ou construo de novos prdios comerciais; pois a linha do trem uma barreira que dificulta (e muito)o desenvolvimento comercial na parte abaixo dela (quem j trabalhou no comrcio abaixo da linha sabe do que estou falando; sabe como a dificuldade de se ter uma loja comercial l, principalmente se for de confeces, sapatos, artigos finos. Reparem que abaixo da linha no h nenhum banco, e h apenas uma lotrica; ou seja: quem vai investir quase no investe comercialmente abaixo da linha do trem por que ela dificulta sim o desenvolvimento comercial daquela parte da cidade; isso fato). Quando se fala em ir ao centro de Ourinhos o que vem na mente da pessoa a parte central acima da linha, podem discordar mas a realidade esta. Ademais; temos que pensar em progresso, em desenvolvimento urbano, pensar e preparar a cidade para o futuro, pensar em mobilidade urbana, qualidade de vida no ambiente em que se vive. Enfim, a retirada dos trilhos de toda a regio central benfica, s trar benefcios para a cidade. E se a cidade crescer para onde os novos trilhos forem, ela ir crescer de forma organizada, com segurana, com estudos; coisa que no se fazia a 90 e poucos anos atrs quando a cidade ainda estava em seus primeiros passos e no havia a preocupao (conscincia) de se ter um desenvolvimento urbano com organizao e segurana.

  • 02/01/2014

    Tirar os trens lorota pr boi dormir.... esqueam...

  • 03/01/2014Joaquim

    Caro colega Carlos, eu at concordo que na parte de "baixo da linha" existe uma certa desvalorio. Mas veja bem, certamente no culpa da linha, e sim das autoridades que s olham para o centro acima da linha. Ou voc acha que o Supermercado Avenida vai fechar s por que pra baixo da linha. Vrias lojas no trajeto da Rua Duque de Caxias esto l super bem. A Garota Casa de Carnes est pr baixo da linha e uma das que mais vendem em Ourinhos. O problema da Vila Marcante, parte da Nova S, proximidades da Oncinha, que acredito seja onde voc se refere outro, NADA tem a ver com linha frrea. Se trem fosse problema, a Europa no manteria o trem cortando por toda sua extenso. Acredite, o problema no o trem, e sim os homens que no sabem lidar com o assunto. No entanto, Carlos, respeito e muito seu ponto de vista. Afinal estamos aqui para debatermos o assunto, e no para comear uma briga. Analise bem. O problema na regio que voc citou, vai muito alm de simples trilhos de trem. O trem ainda vai ser o transporte do futuro. Os seus e os meus netos vero isso. No saudosismo, futuro. Simplesmente o meio de transporte mais "Seguro" e "Barato" do planeta, j que rios, que o mais barato, no podemos levar onde queremos. Os trilhos sim. Abraos

  • 04/01/2014pissinguaba

    caro Joaquim.. o que voce quer dizer com remodelacao dos predios abaixo da linha do trem?? Abaixo da linha de trem algums predios ainda foram salvos dessa descaracterizacao da arquitetura antiga que agora se da o nome de remodelacao… tudo fica igual .. Ourinhos e uma cidade sem memoria e que cada vez fica mais feia pois todo mundo remodela do mesmo jeito.

  • 09/01/2014PC

    SERA Q O TREM TAVA CORRENDO DE MAIS E O MAQUINISTA FOI MULTADO , QNTO PONTO NA CARTEIRA ELE PERDEU QM SABER M RESPONDA ???

  • 10/01/2014

    vai v no pag a zona azul...

  • 21/01/2014

    Bem sou morador da cidade de Ponta Grossa-Pr, aqui a cidade era cortada pelos trilhos e por causa de algumas pessoas sem noo tiraram tudo!!! S que nos dias de hoje moradores de Ourinhos, na cidade de Ponta Grossa-Pr o Transito um caos pois onde era leito ferrovirio fizeram ruas e avenidas e que no adiantou em nada pois viraram pistas de corrida,grandes Congestionamentos, atropelamentos, mortes e vias sem manuteno cheios de matos e buracos isso que Ourinhos quer vejam bem??? E ainda em Ponta Grossa-Pr no local da Estao Central Ferroviaria fizeram algumas praas que d at medo de passar. Se deixassem os trilhos poderiam fazer circulao de trens suburbanos ligando grandes bairros da cidade, trens tursticos coisa que Ponta Grossa uma cidade com mais de 350 mil hab. no aproveitou. Mas agora o que me revolta que o Sr. Fernando Henrique Cardoso acabou com as ferrovias brasileiras largando nas mos da Concessionaria Argentina!!! vejam bem povo de Ourinhos acesse a Internet e vejam o que fizeram com as linhas paranaenses e paulistas, tinham que cobrar do Fernando Henrique, locomotivas eltricas no poluidoras silenciosas e hoje apodrecem na estao de Ourinhos um absurdo. Quem no viu nem imaginam que essas locomotivas existiram na Brasil, no estado de So Paulo e principalemente em Ourinhos!!! Hoje temos locomotivas a diesel barulhentas super poluidoras, quer dizer voltamos como era antigamente

  • 21/01/2014michele

    Tem q tirar essa linha do trem da cidade urgentemente, eu moro na rua rio de janeiro e o fundo da minha casa a linha do trem. Tenho um bebe de 4 meses em casa e casa vez q o trem passa e apita no fundo de casa meu filho da um pulo do bero, ele chora compulsivamente, ja levei no pediatra uma vez pq ele assustou de um jeito q nao queria voltar o folego dele mais, o q isso gnte desumano um trem q passa 2:00...depois 3:00...ate as 6:00 da madrugada apitando, meu bebe nao consegue dormir uma noite inteira e muito menos eu e o pai dele. Minha casa propria nao justo eu me desfazer do unico bem q possuo por causa dessa porcaria velha e defasada q esse trens de ours. QUEM A FAVOR DOS TRENS NO CENTRO DA CIDADE PQ MORA MUITO LONGE DE UM TRILHO FERREO,E UM BAITA DE UM HIPÓCRITA INSENSIVEL, PQ COMO TEM MEU BEBEZINHO AQUI, TEM MUITOS IDOSOS, E PESSOAS DOENTES Q PRECISAM DE SOSSEGO .

  • 03/02/2014Junior

    Michele quando voce comprou a sua casa o trem no estava ai? Ser que o trem est em lugar errado ou vc comprou uma casa em lugar errado? No vejo o pessoal do Royal Park ou do Orlando Quagliato falando que o barulho do trem atrapalha...

  • 03/02/2014ADILSON

    NASCI EM OURINHOS E VIVO EM OURINHOS E J OUVI NOS MEIOS DE COMUNICAO QUE CERTOS FULANOS ENVIARAM VERBAS E MAIS VERBAS PARA RETIRADA DA LINHA COM CERTEZA VC TAMBEM OUVIU QUANTOS ANOS DE SEGURANMENTIRA. SOU CONTRA A RETIRADA PRECISAMOS DE MODERNIZAR AS PASSAGENS, VCS CONHECEM PASSAGEM DA RUA SILVA JARDIM E DO POSTO DE SADE QUANTO TEMPO FOI FEITO E AT AGORA ESTO FIRMES, VAMOS PENSAR JUNTOS SER QUE NAS OUTRAS PASSAGENS COM A TECNOLOGIA DE HOJE NÓS NO PODEMOS DAR UM JEITO NISSO EX; LEVA PATIO DE MANOBRA PARA UM LUGAR COM AREA DE SEGURANA E NAS PASSAGENS FAAM VIADUTOS OU PASSAGENS SUBTERRANEA H EU FALEI NÓS FAZEMOS PORQUE NÓS E QUE VAMOS PAGAR A CONTA MESMO ENTO VAMOS ECONOMIZAR, DIGO ISSO PORQUE CONHEO A REGIO MARILIA, BAURU, ASSIS, SOROCABA ,E MUITAS OUTRAS CIDADES A LINHA FERREA EST L O QUE PRECISA MESMO QUEM PENSA EM TODOS OS UMBIGO NO SÓ NO DELE

  • 20/02/2014Carlos

    Em pases de primeiro mundo muito se valoriza o transporte ferrovirio e inclusive atravs de convnios em horas de ociosidade da concessionria a estrutura usada como trens de superfcie. Imagem trens ligando OS BAIRROS prximos à Vila Odilon ao centro de Ourinhos e prolongando at a cidade de Chavantes; acredito que para um futuro prximo seria muito til para auxiliar a estrutura urbana de transporte.Na minha opinio a remoo da ferrovia do permetro urbano incua;pois como seria a CIDADE DE So Paulo, onde se converge a maioria das ferrovias do estado? Terminando esse assunto sempre vem à tona com efeitos eleitoreiros e isso eu presencio desde pequeno.

  • 20/02/2014joaquim

    Disseste bem,Carlos. Em pases de 1º mundo. Tbm gostaria de ver a coisa funcionando do jeito que vc descreveu, mas...- Com os pensamentos politicos que impera no Brasil, h de se admitir que isso que vc disse vai demorar um pouco para acontecer aqui neste continente chamado Brasil. Aqui tudo interesse de poucos. Presidente, Ministros, Senadores, Deputados Es e Fd, Prefeitos e at "pasmem" vereadores, que no tem tem poder para nada, muitos (diria eu) a maioria, legislam em causa prpria e de seus apaniguados. "nobres colegas" que muitas vezes nem alfabetizados so (temos muitos casos no Brasil)- Alis, nada contra porm, se quer representar uma comunidade, tem que ter um minimo de preparo. Mas voltando ao "sonho" de ver os trens levando e trazendo passageiros de bairros para o centro e vice-versa, no acredito que ocorra, pelo menos em um curto ou mdio espao de tempo. Talvez, nosso netos vejam isso, ns no...infelizmente. Mas que o transporte do futuro, no tenho a menor duvida disso. Segurana, conforto e certeza de chegar, mesmo que demore um pouco mais. Vida longa ao trem!!

  • 11/09/2014mecanico

    O maior preblema que vejo demanha que o trem para nas passagens de nivel para consertar seus pneus parando tudo

  • 10/12/2014Ricardo Palosqui

    Quem vai pagar as contas?

  • 10/01/2015larissa

    tinha que tirar essa linha da cidade mesmo, porque quem fala que nao precisa, porque nao pora perto. moro na julio mori e essa linha uma bosta, o mato ta enorme, so serve para juntar bicho, quando chove fica cheia de barro a rua, entra barro na minha casa, uma bosta.

  • 12/04/2015Marcos

    Se for feito obra muita gente vai se benificiar com o dinheiro da obra. Isto s campanha de eleies, em paises de desenvolvido o povo e trem ocupam o mesmo espao. o grande problema do transporte ferroviario no Brasil esta para escoar a safra nos portos (santo, Paranagua) depois pensar em cidades como Ourinhos. uma boa negociao com a ALL no fica passagem de nivel parada em horarios de pico.

  • 16/08/2015LEITE

    ... Todas as cidades que tiraram as sucatas ferrovirias dos centroides urbanos, se transformaram em centro comercial e bancrios e praas de muita renda em todos os aspectos para o povo ( s cuidar). Notem bem, eu trabalhei na GE e Whesthingouse (setor de reforma GE av. Mofarrej Leopoldina Lapa( Dona da maioria destas sucatas que andam por a. As famosas so reformadas e muitas dela tem mis de 50 anos (faz o mesmo tempo que no se compra pelo menos uma nova para essa classe de transporte... Esse o nosso brasilzinho amado...

  • 24/09/2015vando

    tira ese trem da prefeita

  • 09/10/2015Brasil

    j faz mais de 10 anos esta histria acontece, esquece, disso... isto no vai mudar nunca..

PUBLICIDADE