ARTIGO

20/10/2013

CMARA DE OURINHOS Um Legislativo forte, moderno, integrado e transparente

Compartilhe este artigo

A Câmara Municipal da cidade é uma instituição viva, dinâmica, que vibra em sintonia com as aspirações da sociedade, reproduzindo de forma legítima a diversidade de interesses, valores e ideologias existentes na comunidade que representa.

Segundo o antigo dicionário de Francisco Solano Constâncio, supostamente publicado no idos de 1873, a origem etimológica da palavra vereador está associada ao verbo “verear”, que em português arcaico significa “reger e cuidar do bem público”.

Hoje, temos feito várias ações para aproximar a população da Casa de Leis, como a implantação da TV Câmara, a Ouvidoria e o Parlamento Jovem.

Já que as instituições políticas são alvo de pesadas críticas, há uma grande desinformação com relação ao Legislativo. Primeiramente, há uma grande confusão entre as atribuições dos Poderes Legislativo e Executivo. Muitos confundem as duas esferas de poder, como se ambos fossem governo e, com isso, cria-se uma expectativa exagerada da atuação do Parlamento, canalizando para ele demandas que deveriam ser dirigidas às outras esferas de poder.

O Legislativo é uma instituição em permanente atualização, sendo muito rápido em responder, no limite das competências dele, às pressões sociais, sendo o órgão público mais transparente e o mais vigiado.

Por isso, todos os servidores, efetivos ou comissionados, precisam entender que são os servidores públicos da instituição, ou seja, de toda a sociedade, e não servidores à disposição de um projeto político. Nossa atuação deve seguir os mesmos princípios básicos que devem nortear a vida de todos, tais como tolerância, amor ao próximo, ética, respeito e que atuem na construção da cidadania.

Queremos um Legislativo forte, moderno, integrado e transparente, em perfeita sintonia com os anseios da sociedade. Que esta Legislatura seja um marco na história deste Poder, fazendo a população perceber a importância dele para o desenvolvimento politico, econômico, cultural e social de Ourinhos.

Lucas Pocay - Presidente da Câmara de Ourinhos e da UVEMP-União dos Vereadores do Médio Paranapanema


 

Autor: Lucas Pocay

Comente esta notcia
Deixe seu comentrio abaixo:

termos de uso

COMENTRIOS

  • 21/10/2013Madalena

    Parabns pelo artigo, meu querido vereador!!! Voc um orgulho para Ourinhos e com certeza a populao j percebe as mudanas no legislativo que voc esta implantando! Obrigada por toda dedicao e por todo trabalho para melhorar a nossa vida!

  • 22/10/2013Reginaldo de Oliveira

    PARABNS AMIGO... VOCÊ O NOSSO ORGULHO... CONTINUE ASSIM DE PESSOAS COMO VOCÊ QUE PRECISAMOS PARA NOS REPRESENTAR... ABRAO.....

PUBLICIDADE