ARTIGO

05/03/2013

A arte de vender para elas

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Dia 8 de maro, Dia Internacional da Mulher. Independentemente das homenagens que elas tanto merecem (deixo aqui meus parabns e desejo felicidades a todas elas), a data tem tambm forte apelo comercial. Sua proximidade acompanhada de inmeras propagandas do comrcio direcionadas ao pblico feminino. Porm, quantos dos que voltam seus esforos de marketing para elas fazem um discurso vazio ou realmente tm algo diferenciado a oferecer-lhes? Ser que o varejista sabe vender para esse pblico? Homens e mulheres reagem de forma diferente a estmulos de consumo, portanto os desiguais devem ser tratados de forma desigual. As mulheres so mais detalhistas que os homens, gostam mais de comprar, ato que para elas uma experincia mais rica e demorada do que para eles. Envolva-a em uma boa conversa, em um ambiente bonito e agradvel e a possibilidade de sucesso aumenta. Elas prezam muito o atendimento e falhas so capazes de minar o relacionamento com a loja. Levantamento da empresa de pesquisa Sophia Mind aponta que 41% das mulheres vo embora do ponto de venda e no retornam por conta de mau atendimento. E mais: 23% no compram e ainda falam mal do estabelecimento nessa situao. Portanto, o vendedor ou vendedora tem de fazer o papel de consultor pessoal, mostrar sensibilidade no trato e pacincia para agrad-la, nem que seja para mostrar todo o estoque da loja para a cliente. As mulheres precisam ser atradas pela vitrine (vale para comrcio virtual tambm), que deve apresentar combinaes de roupas e acessrios e variadas opes. O visual fundamental para conquist-las. O aspecto sensorial faz diferena, pois a consumidora quer se envolvida naquele ambiente. Engana-se o varejista com a ideia ultrapassada de que o pblico feminino s compra itens de valor baixo. Elas so relevantes consumidoras de produtos de luxo, carros, imveis e artigos eletrnicos. O comerciante que quiser aproveitar o Dia da Mulher para impulsionar seu faturamento precisa estar atento a esses aspectos. Tratar o sexo feminino de forma especial o que faz a diferena entre o mero discurso e a real oferta de um diferencial.

Autor: Bruno Caetano

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